quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Filme: Tempos Modernos


Resenha Critica:


“Tempos Modernos. Uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a cruzada da humanidade em busca da felicidade.” (CHAPLIN, 1936), a frase que inicia- se o filme resume a sensação do autor em mostrar a real situação da sociedade com a crise da bolsa de valores de Nova York em 1929.
Carlitos, o personagem principal da saga de Chaplin reforça a idéia de um trabalhador com vários aspectos, entretanto com dificuldades de se adaptar a modernidade imposta pela burguesia tanto em seu trabalho, quanto em sua vida cotidiana, tendo então um sentimento estranho em relação á sociedade. A realidade norte-americana capitalista da época é vista através da fábrica, onde retrata na história do filme, o modo de como os operários trabalhavam e da forma estranha sobre suas divisões de tarefa dentro da indústria
No caso de Carlitos, ter dificuldades em se adaptar a outro emprego foi constrangedor, o fato de suas árduas horas de trabalho na fábrica ser repetitiva e monótona com funções apenas em apertar parafusos e puxar alavancas o fez ficar preso aquele sistema de trabalho, com dificuldades em empenhar outras atividades quando a crise de 1929 se expande.
A crítica social do filme é influênciada por pensamentos marxista, cujo trabalho deveria ser fonte de realização para os seres humanos, e Chaplin mostra claramente como a influência do capitalismo tranforma as pessoas em maquinas simples, onde em pleno século XXI, as criticas feitas no passado podem ser refletidas aos dias de hoje.

Nenhum comentário: