quinta-feira, 2 de outubro de 2008

"A Vida é Bela"


Resenha Critica.

Filme: “A Vida é Bela”.

Em “A Vida é Bela”, ambientada na dura realidade da Segunda guerra mundial, construído em duas partes retrata bem o fascismo e o nazismo da época.
Guido personagem principal, durante a primeira fase do filme apaixona-se por uma alemã, o humor é garantido, pois Guido faz de tudo para conquistar o amor de Dora.
Na segunda parte do filme, da união nasce Gisué que com o passar do tempo no dia do aniversário de cinco anos do pequenino policias nazistas prendem Guido e Gisué, ambos por serem judeus deveram seguir ao campo de concentração nazista. Dora embora não seja judia, ao descobrir que eles foram raptados decide acompanhalos. A partir daí Guido faz de tudo para que seu filho creia que eles estão num “jogo”, usando de sua imaginação para que seu filho não saiba da dura realidade que eles iriam passar. Dora por sua vez, é separada de seu marido e de seu filho, já que as mulheres ficariam separadas dos homens.
Dentro da concentração nazista, Guido para enfatizar o “jogo” ao seu filho diz falar alemão para traduzir aos “prisioneiros” que ali estavam às regras do local, ele diz que para se ganhar o “jogo” seria necessário somar 1000 pontos e permanecer calado e escondido o tempo todo, o ganhador levaria para casa um belo tanque de guerra. Guido usa da força e da imaginação para salvar aqueles a quem mais amava. Ele enfrenta muitas situações difíceis, a crueldade do nazismo alemão é expostamente, fazendo dos judeus escravos de sua guerra.
Quando as tropas americanas chegam para libertar os prisioneiros, Guido ao tentar conversar com Dora ele é pego por um dos soldados alemães, uma das partes mais comoventes do filme, pois Guido sabendo que iria morrer passa na frente de onde seu filho estava escondido e fingi estar jogando o “jogo”, sendo guiado pelas costas com uma arma até uma das ruas e fuzilado. O filme acaba quando Gisué sai de seu esconderijo por não haver mais ninguém na concentração e da de frente com um tanque de guerra, achando ser o vencedor e aquele ser seu prêmio.
Enfim, mesmo com tantas situações que vivemos, em meio de tanta crueldade deste mundo, “A Vida é bela” retrata bem que até mesmo em meio de tanto sofrimento e sua vida estar ameaçada, consegue mostrar a beleza do amor e sempre demonstrando a quem estar ao seu lado ser a certeza de um futuro melhor.

Nenhum comentário: