![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgF5wIfdbKKKAERisyVoteZmL-IrtR3yZSv583ujayNdSyWvKMGWehJ1UNInlPQnRSClTdBYfKf6pwCHwkUTGJ71R-J8YigYvQhlwHbrjhbvxEn5RC3oVd_3-db_y0jqbcLGOpxuiAzQWNJ/s200/13-10-2008-g.jpg)
O comportamento do consumidor varia conforme suas vontades de realizar seus desejos, e ao querer entender essas variáveis, necessitamos de uma base de pesquisa para exercer uma boa estratégia de marketing, sendo assim, entender a psicologia do consumidor.
Fatores psicológicos, fatores culturais, fatores pessoais e fatores sociais são fatores de influência que estão ligados ao consumo, onde para se exercer um bom planejamento de comunicação, propaganda e promoção é necessário analisar cada um desses comportamentos que influenciam o consumidor.
Necessidades e desejos são infinitos, ter uma boa visão da psicologia do consumidor nos faz ter uma boa margem de conhecimento sobre o mercado, com isso o estudo se torna de grande importância tanto na grade curricular como no comportamento de consumo.
Como a autora Christiane Gade que é doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) retrata em seu livro “Psicologia do Consumidor e da Propaganda”,
[i] “O consumo então é objeto de uma preocupação que engloba uma série de problemas, tanto de fundo psicológico quanto de fundo econômico e social”.
Portanto, para se entender o comportamento humano de consumo é necessário uma avaliação do comportamento psicológico, com isso, a uma grande importância de se ter este estudo numa grade curricular, auxiliando então um formador de opinião.
[i] Psicologia do consumidor e da propaganda, edição revista e ampliada, pág. 14.