quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Psicologia do Consumidor

O comportamento do consumidor varia conforme suas vontades de realizar seus desejos, e ao querer entender essas variáveis, necessitamos de uma base de pesquisa para exercer uma boa estratégia de marketing, sendo assim, entender a psicologia do consumidor.
Fatores psicológicos, fatores culturais, fatores pessoais e fatores sociais são fatores de influência que estão ligados ao consumo, onde para se exercer um bom planejamento de comunicação, propaganda e promoção é necessário analisar cada um desses comportamentos que influenciam o consumidor.
Necessidades e desejos são infinitos, ter uma boa visão da psicologia do consumidor nos faz ter uma boa margem de conhecimento sobre o mercado, com isso o estudo se torna de grande importância tanto na grade curricular como no comportamento de consumo.
Como a autora Christiane Gade que é doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) retrata em seu livro “Psicologia do Consumidor e da Propaganda”, [i] “O consumo então é objeto de uma preocupação que engloba uma série de problemas, tanto de fundo psicológico quanto de fundo econômico e social”.
Portanto, para se entender o comportamento humano de consumo é necessário uma avaliação do comportamento psicológico, com isso, a uma grande importância de se ter este estudo numa grade curricular, auxiliando então um formador de opinião.

[i] Psicologia do consumidor e da propaganda, edição revista e ampliada, pág. 14.

Nenhum comentário: