PROPAGANDA: Propagação de idéias, mas sem finalidade comercial.
PUBLICIDADE: Decorrência do conceito de propaganda é persuasiva e com objetivo comercial, em despertar no publico o desejo de compra!
PUBLICIDADE E PROPAGANDA no MUNDO:
Uma das atividades mais antigas, os egípcios se utilizavam de papiros como mensagens de vendas ( cartazes), em tempos antigos era comum pinturas em rochas e muros para a propagação de idéias, hoje em dia países como ASIA, AFRICA, AMERICA DO SUL e o BRASIL ainda é utilizado estas pinturas.
A igreja católica no séc. 17, com a reforma protestante, houve o surgimento da imprensa ( Não católicos), que falavam de suas doutrinas e ideais, neste mesmo século, na Inglaterra surge os jornais que promoviam livros, jornais e medicamentos, período em que a EUROPA estava devastada por doenças. A economia se expande no século 19, nos E.U.A surge os classificados populares e em 1841 a agência de publicidade e propaganda criada por Valney Palmer em Boston começa a cobrar 25% de comissão dos jornais para ceder espaços publicitários.A mulher começa a interagir no mercado, quando surge a 1º propaganda com apelo sexual, com o slogan " THE SKIN YOU LOVE TO TOUCH" ( A pele que você adora tocar), em que teve grande destaque na época.
O rádio em 1920, não continham propaganda por conta dos recursos baixos, as divulgações eram apenas para venda aparelhos de rádio,clubes e escolas. Após um tempo, os comércios começam a patrocinar os rádios em troca de espaços publicitários durante a programação. Em meados de 1940 a TV adere o sistema do rádio para as propagandas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilvs-TRQ6USfsTBLoYJI2WutkrdA5_mTxpBzbDulYPFUtXFG3rQ66Wo9Np673LMODqJFHprtUvaFE9qleKwtKTa5Pnq72bbEb6kRkRoy6fQRVQnyyYv5E22xcB26g-7qopkBxbBotcu090/s200/imagem_mundo_na_mao_big.jpg)
A igreja católica no séc. 17, com a reforma protestante, houve o surgimento da imprensa ( Não católicos), que falavam de suas doutrinas e ideais, neste mesmo século, na Inglaterra surge os jornais que promoviam livros, jornais e medicamentos, período em que a EUROPA estava devastada por doenças. A economia se expande no século 19, nos E.U.A surge os classificados populares e em 1841 a agência de publicidade e propaganda criada por Valney Palmer em Boston começa a cobrar 25% de comissão dos jornais para ceder espaços publicitários.A mulher começa a interagir no mercado, quando surge a 1º propaganda com apelo sexual, com o slogan " THE SKIN YOU LOVE TO TOUCH" ( A pele que você adora tocar), em que teve grande destaque na época.
O rádio em 1920, não continham propaganda por conta dos recursos baixos, as divulgações eram apenas para venda aparelhos de rádio,clubes e escolas. Após um tempo, os comércios começam a patrocinar os rádios em troca de espaços publicitários durante a programação. Em meados de 1940 a TV adere o sistema do rádio para as propagandas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário