quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A participação da Mulher no Mercado de Limpeza.


Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE onde fez duas perguntas: se a pessoa faz alguma tarefa doméstica e quantas horas gasta fazendo isso. Somente metade dos homens realiza essas tarefas - 51,4% em 2006, ante 44,4% em 1996, enquanto nove em cada grupo de dez mulheres têm essa atribuição. Para as mulheres, a saída para o mercado de trabalho não significa deixar de fazer tais atividades. Pelo contrário, a participação delas quando ocupadas é ainda maior 92%.
“As mulheres gastam 24,8 horas por semana com as tarefas domésticas. Para os homens esse tempo é reduzido a menos da metade, 10 horas, sem contar com as diferenças das tarefas. O homem vai cuidar do jardim, do carro, vai lavar o quintal, já a mulher desempenha várias atividades ao mesmo tempo para organizar a casa, como quando está cozinhando e arrumando os filhos para a escola ou está se arrumando para ir ao trabalho e fazendo a lista de compras do mercado".
Dados do IBGE mostram que 32,3 milhões de mulheres trabalham fora também assumem em casa os afazeres do lar. Os homens no máximo dão uma ajudinha.
Ainda segundo o IBGE, as mulheres representam 51,2 % da população brasileira. As estatísticas informam ainda que a sua participação no mercado de trabalho é na faixa entre 16 a 60 anos passou 39% em 1997 para 58% em 2004. Além disso, elas conquistaram 52% de representatividade na população economicamente ativa.
Já as empregadas domésticas estão presentes em 20% dos lares brasileiros e são um público que também detém o poder de compra – já se posicionaram contra a utilização de produtos que exijam um maior esforço físico.

Nenhum comentário: